UFR-PI R$ 3,29Taxa SELICMapa do Site

Acesso rápido

Do que você precisa?

Dar Web
Qua, 07 de Março de 2018 09:18   -  

Sefaz realiza parceria com CIASPI para melhorar qualidade de vida dos servidores

PDF Imprimir E-mail

 

site

O Superintendente de Gestão, Logística e Tecnologia da Secretaria Estadual da Fazenda, Cristovam Cruz, recebeu, na última terça-feira (6), a visita da equipe técnica do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (CIASPI) para apresentação do importante trabalho desenvolvido pelo órgão, no intuito de realizar futuras parcerias que objetivam melhorar a qualidade de vida do servidor fazendário.

A reunião também contou com a presença do diretor da Unidade Administrativo-Financeira da Sefaz (UNAFIN), Sérgio Breuel, e da gerente de Gestão de Pessoas (GEPES), Ana Maria Soares Barros de Castro. 

O CIASPI foi inaugurado no dia 21 de dezembro do ano passado com o objetivo de assegurar a saúde física, mental e social do servidor público do Estado do Piauí. 

Uma equipe multiprofissional, formada por médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, dentre outros profissionais, desenvolve nesse centro várias ações com o objetivo de possibilitar ao servidor a permanência ou retorno e exercício de suas funções socioprofissionais e familiar, através do desenvolvimento de políticas em saúde, de caráter promocional e prevencionista, além de ações em segurança no trabalho.  

Essa equipe trabalha em parceria com outros órgãos estaduais, fortalecendo as unidades e serviços de atendimento já disponíveis, bem como procurando ampliar a rede de atenção, acolhimento, cuidado, capacitação e valorização do servidor. Dentre os benefícios, são oferecidos para esses servidores serviços como: apoio terapêutico, reabilitação, perícia médica, preparação para a aposentadoria e melhoria das condições de trabalho. 

Alguns programas já estão sendo implantados pelo CIASPI, como é o caso do “Sorriso Aberto”, que visa o tratamento de depressão e transtornos mentais dos servidores. Inicialmente, contempla os servidores da segurança pública e agentes penitenciários, mas será ampliado para outras categorias de servidores.

Existe também o programa “Mamãe Servidora”, que visa orientar grávidas do serviço público sobre gestação e o resguardo ou quarentena, que é o nome dado à fase pós-parto em que a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas, período também conhecido como puerpério. Essas mães gestantes também recebem orientações sobre amamentação e bem estar psicológico. 

 E o CIASPI ainda desenvolve o programa “Voz do Professor”, que contempla os professores da rede estadual com palestras e cuidados com a voz, inclusive com presença nas escolas.

O centro ainda pretende implantar esse ano o programa “Rede de Desconto”, que vai trazer vantagens para os servidores que trabalham no Estado, oferecendo descontos em diversas lojas e comércios parceiros em todo o Piauí. 

O CIASPI funciona na Rua Coelho de Resende nº 500, Centro/Sul, no mesmo local onde funciona a Perícia Médica. O CIASPI é responsável pela triagem dos servidores atendidos pela perícia médica, e o caso de necessidade, encaminha esses servidores para serem inseridos nos programas desenvolvidos. O telefone de contato é o 3216-3772. 

 

 

Escrito por Luciana - ASCOM